O ECC - A Nossa Visão

O Certificado Europeu para a Prestação de Cuidados (ECC - CEPC) é o primeiro pequeno passo no sentido de assegurar a qualidades dos serviços prestados na área social em toda a União Europeia.

Uma parceria de diversos estados membros da UE acordou uma definição consensual dos conhecimentos mí­nimos essenciais para qualquer cuidador formal em iní­cio de actividade, em qualquer paí­s da UE. O ECC é atribuí­do a quem passa num exame onde esses conhecimentos são avaliados.

Esta definição comum dos conhecimentos mí­nimos essenciais é designada BESCLO - Princí­pios Básicos Europeus de Formação para a Prestação de Cuidados na área Social -  e é aqui que se encontra o conteúdo principal e a base do ECC.

O Certificado é concedido a quem passa no exame ECC - para o alcançar é apenas necessário demonstrar que se possui os conhecimentos requeridos e que se sabe aplicá-los a situações que poderão surgir no quotidiano da prestação de cuidados. A obtenção do ECC permitirá demonstrar um bom conhecimento de todas as áreas do BESCLO. (Clique no link 'BESCLO' para mais detalhes sobre o conteúdo)

 

A visão sobre o futuro da prestação de cuidados na área social na UE é de que quem está a trabalhar nesta área, em qualquer estado da UE, poderá estudar e passar no exame e ECC, partilhando os mesmos valores e a mesma base de conhecimentos no seu trabalho, criando uma base comum nos serviços de prestação de cuidados em toda a UE. Os profissionais poderão usar o seu ECC em qualquer paí­s como demonstração dos seus conhecimentos essenciais sobre prestação de cuidados na área social. Para os empregadores é uma evidência de que o detentor do ECC demonstrou possuir os conhecimentos básicos necessários para desempenhar com segurança as suas funções, tendo a mesma base comum. O ECC vai contribuir para melhorar a empregabilidade e a mobilidade de profissionais em toda a UE, num sector onde a maioria dos prestadores de cuidados de ní­vel inicial não tem atualmente qualquer formação ou qualificação reconhecida. Irá proporcionar aos prestadores de cuidados na área social de toda a UE uma maneira de ter os seus conhecimentos reconhecidos e avaliados de forma independente.

Empregadores e formadores...

O ECC pode ser usado de diversas formas, pois é definido pela demonstração de que um trabalhador adquiriu um conjunto de resultados de aprendizagem. Não existe um formato único de  'cursos ECC' ou métodos de aprendizagem - os profissionais podem aprender de várias maneiras e em qualquer perí­odo de tempo. A parametrização do curso é feita de acordo às necessidades da Organização. O único critério é que devem ser capazes de ser aprovados no exame ECC.

Alguns formadores oferecem o ECC como um extra opcional num curso existente, outros usam-no como meio de avaliar a evolução ou como uma exigência ou procedimento de entrada para a próxima fase da aprendizagem. Os empregadores usam-no, por vezes, no recrutamento de pessoal, para verificar os conhecimentos dum grupo de profissionais ou como complemento de uma avaliação de desempenho.

 

Com todas estas opções, o ECC é uma ferramenta muito flexí­vel, que pode também ser muito útil na equipa de trabalho.