Está interessado no ECC?
O ECC poderá ser do seu interesse de várias formas, dependendo se é um profissional, empregador, formador, escola/entidade formadora ou se pertence a uma entidade reguladora.
Se é um trabalhador ou candidato...
Poderá estar interessado no ECC como forma de mostrar os conhecimentos que possui sobre a prestação de cuidados na área social ou poderá querer descobrir como fazer formação e obter o Certificado para o ajudar a procurar emprego no seu país ou no estrangeiro.
Se é um empregador...
Poderá precisar de encontrar trabalhadores que tenham o Certificado Europeu para a Prestação de Cuidados (ECC) como forma de identificar quem tem conhecimentos de base, ou poderá usar o exame ECC no processo de selecção para testar os conhecimentos e atitudes dos candidatos, ou pode oferecer formação inicial às pessoas que contratar.
Se é um formador ou pertence a uma escola/entidade formadora...
Poderá ter interesse em dar formação para obtenção do ECC pois os trabalhadores irão considerá-lo uma ferramenta útil. Poderá incluí-la em cursos pré-existentes (sem custos) e oferecer aos formandos um Certificado extra, enquanto demonstra que os cursos fornecidos cobrem os conhecimentos essenciais na área. Poderá solicitar a obtenção do 'Selo de Compatibilidade ECC' para as suas formações, o que ajudará na promoção dos cursos.
Se pertence a uma entidade reguladora...
Certamente procura sempre formas de verificar a qualidade de cada serviço, o que implica entre outras coisas perceber se a formação dos cuidadores formais é adequada. O facto de terem o ECC será uma evidência de que cada profissional tem os conhecimentos básicos necessários para desempenhar as suas funções de forma segura.
Como entidade reguladora, poderá sugerir que os cuidadores que não tenham qualificações realizem o exame ECC, de modo a demonstrarem o seu nível de conhecimentos e progredirem na sua aprendizagem de forma sustentada.